Muito simples de fazer, e de ótimo resultado, a receita para o preparo da pasta alla carbonara pode ser encontrada de inúmeras maneiras, porém essa receita que se segue vai pautada pelo mote deste blog, ou seja, é marcada pela simplicidade.
Ingredientes:
- 500 gr de spagetti ou linguini, grano duro;
- seis ovos frescos (atenção para a data de validade, na dúvida faça o teste*);
- quatro colheres de sopa de parmesão ralado;
- uma caixinha de 200 gr de creme de leite;
- 300 gr de bacon ou pancetta, em cubos pequenos;
- quatro colheres de sopa de azeite;
- sal e pimenta a gosto.
Modo de preparar:
Comece fritando o bacon ou a pancetta no azeite, até que fique bem dourado. Deixe esfriar, e reserve.
Em uma vasilha coloque cinco gemas e um ovo inteiro. O motivo de separar as gemas e deixar apenas um ovo inteiro é garantir que o resultado final não tenha excesso de gosto de ovo, além de introduzir a albumina nescessária para dar cremosidade ao molho.
Junte o parmesão e o creme de leite. Acrescente o bacon ou a pancetta, já frio, e não se preocupe com o excesso de gordura, pois isso é necessário para o sabor final do prato. Acerte o tempero com sal e pimenta do reino (branca de preferência), e reserve esse molho.
O timming é essencial no preparo do carbonara, Enquanto aquecer a água para o cozimento da massa, aqueça tembém água suficiente para preencher a vasilha aonde irá incorporar o molho à massa.
Cozinhe a massa como de costume, controlando o ponto para que fique al dente. Antes de escorrer a massa, preencha a vasilha com água fervente e aguarde um minuto para que esta se aqueça adequadamente. Retire a água fervente da vasilha, coloque o molho previamente preparado e escorra a massa, colocando-a imediatamente na vasilha com o molho. Essa operação coordenada é que irá garantir que o molho cozinhe com o calor da massa.
Incorpore o molho à massa, misturando muito bem, e sirva imediatamente. É um prato para ser consumido bem quente. Sirva oferecendo parmesão ralado.
Uma bela sugestão para a harmonização é um chardonnay com boa acidez. Tivemos muito bons resultados com o Casillero del Diablo e com o Aromo Reserva Privada, dois ótimos vinhos, fáceis de se encontrar no mercado.
* teste do ovo:
Ovo fresco é fundamental para o Carbonara. É simples: coloque os ovos em uma vasilha com água; os ovos frescos irão para o fundo, enquanto que os ruins irão boiar.
A receita pareceu-me confusa. Quanto ao uso da agua fervente. Os ovos serão incorporados ao molho? em que momento? Agua fervente junto com o molho???
ResponderExcluirSinceramente não entendi o que você quis dizer com isso...
Favor esclareca
Vamos lá. O molho é preparado assim mesmo, tudo junto (ovos crus) em uma vasilha a parte. A água fervente é para aquecer o recipiente onde você irá misturar a massa cozida com o molho, e é óbvio que irá ser descartada!, conforme descrevi:
ResponderExcluir"Retire a água fervente da vasilha, coloque o molho previamente preparado e escorra a massa, colocando-a imediatamente na vasilha com o molho"
Então temos:
1 - molho pronto aguardando o cozimento da massa;
2 - massa cozinhando;
3 - Recipiente para misturar massa e molho, aquecido pela água fervente;
4 - Água fervente descartada, já cumpriu seu papel;
5 - Coloque o molho no recipiente onde irá misturar a massa;
6 - Escorra a massa usando um escorredor ou espagueteira;
7 - Coloque imediatamente a massa quente sobre o molho que já estará esperando no recipiente pré-aquecido;
8 - Misture bem. Tudo isso é para permitir que os ovos crus cozinhem somente com o calor da massa, daí o timming ser essencial. Ou seja, só vale a pena pré-aquecer o recipiente onde irá misturar a massa e o molho, se puder aproveitar o calor.