Mais que uma receita, este filé segue uma técnica. E é muito simples, abrindo ainda muita margem de improvisação. O importante, como sempre, é a utilização de ingredientes de boa qualidade. Vamos à receita:
Ingredientes
- A parte central de um filé mignon, limpo e aberto em manta
- um filé de frango, também aberto em manta
- fatias de bacon
- condimentos a gosto.
Modo de preparar
Abra o filé cortando lateralmente, sem separar as partes. Bata sobre a tábua ou pedra, até ficar o mais delgado possível. Repita a operação com o frango. Sobre o filé, coloque pimenta-do-reino moída na hora, um pouco de sal, algumas gotas de shoyu e distribua uniformemente, com um pincel.
Coloque a manta de frango sobre a de filé e cubra com queijo ralado. Faça uma fileira de tomates secos no centro do frango e enrole juntas as duas mantas, como um rocambole. Amarre e reserve na assadeira.
Prepare uma vinha d'alhos com o vinho que estiver tomando (50 ml são suficientes), um pouco de mel (1 colher), molho de tomate (50 ml), azeite de oliva (50 ml) mostarda moída na hora e outras ervas, especialmente, estragão, e sal. Despeje sobre o filé e leve à geladeira protegido por um filme plástico.
Antes de levar ao forno em fogo baixo, envolva o filé com as fatias de bacon e cubra tudo com papel alumínio. Deixe assar por cerca de 30 minutos. Retire o alumínio e aumente o calor, deixando assar por mais cerca de 15 minutos, ou até que o bacon esteja crocante.
Retire o filé do forno e coloque-o para descansar sobre uma tábua de corte. Aproveite o fundo de assamento, ajuste o tempero, acrescente uma colher de amido de milho dissolvido em um pouquinho de água e engrosse o molho. Fatie o filé e regue-o com o molho, reservando algum na molheira, a fim de que cada convidado se sirva de mais, se desejar. Guarneça com folhas de manjericão ou alecrim e sirva quente.
Comportou-se muito bem quando acompanhado de uma garrafa de Caballero de La Cepa - Cabernet Sauvignon 2005.
Passei da Adegazinha ao seu blog e estou curtindo bastante suas receitas.
ResponderExcluirDaqui há alguns dias farei 55 anos e, com certeza, essa será minha pedida.
Parabéns pelo blog.
Pedro Dixon
http://taodogomeralrestaurante.blogspot.com
Feliz aniversário "Tao do Gomeral".
ResponderExcluirMuito obrigado pelas visitas ao David e à Adegazinha.
Obrigado também pela citção em seu blog.
Forte abraço.