INGREDIENTES:
- ½ litro de leite (ou creme de leite)
- 5 ovos inteiros
- 100 g de parmesão ralado
- 100 g de ricota ralada
- 100 g de mozarela ralada
- 1 copo de requeijão cremoso
- 1 colher (sobremesa) de páprica picante
- orégano
- sal
-->
MODO DE PREPARAR:
Comidinhas espertas de gente desencanada
Esta é uma sobremesa fácil de fazer, leve e refrescante. Ideal para a primavera e verão que teimam em não mostrar o nariz. As duas únicas dificuldades são que é necessário prepará-la com umas quatro horas de antecedência e "apostar" em que a gelatina funcionará.
Ingredientes
Ingrediente para massa:
Ingredientes para o creme:
Ingredientes para o creme de laranja:
Ingredientes para o acabamento:
Massa:
Numa tigela coloque todos os ingredientes e amasse até formar uma massa homogênea.
Deixe descansar na geladeira por uma hora.
Forre uma forma de fundo falso com a massa, faça furos com um garfo e leve para assar até dourar levemente.
Creme:
Misture bem o leite condensado, o leite e as gemas e leve ao fogo. Quando começar a levantar fervura acrescente a maisena diluída no leite, e continue mexendo até ficar cremoso, retire do fogo. Cubra com um plástico ou papel filme e espere esfriar.
Depois de frio, acrescente o creme de leite.
Montagem:
Retire a massa da forma e coloque num prato de servir. Espalhe o creme e decore com maças e kiwis fatiados, ou outras frutas de sua preferência. Após fatiar as maças acrescentar suco de limão para que as mesmas não escureçam.
Para finalizar, leve ao fogo o suco de três laranjas e duas colheres de açúcar e acrescente uma colher de maisena para engrossar.
Com uma colher, espalhe este creme ainda quente sobre toda a torta.
Sirva gelada!
Seja num complemento para o churrasco, seja como prato principal, seja em conjunto com outros tipos de quibe, o kafta é sempre uma boa pedida. E o melhor é que, bem dentro da filosofia deste blog, minha versão, "roubada" da Helena, é facílima de se fazer. Vejamos.
Ingredientes
Modo de preparar
Bata todos os ingredientes no processador, verificando que tudo fique homogeneamente distribuído e moído.Se não tiver um processador, ou não quiser utilizá-lo, peça ao açougueiro para moer duas ou três vezes a carne. Faz diferença ter a carne bem moída. Se isso não acontecer, ela terá dificuldade para aderir ao espetinho.
Coloque punhados da mistura na palma da mão e enrole sobre um espetinho de madeira previamente molhado, para que ele não se queime no processo de cozimento.
Leve à grelha bem quente, ao forno ou à churrasqueira, até que esteja dourado. Sirva com o acompanhamento de gotas de limão.
O Aromo Merlot acompanhou muito bem o kafta que fiz hoje.
(*) Encontra-se pimenta síria facilmente nos bons supermercados. Se não encontrar, é só preparar, com partes iguais de pimenta-da-Jamaica, pimenta do reino preta, canela, cravo e noz-moscada, tudo em pó.
Massa
Molho
Coloque água para ferver numa panela grande com as batatas. Quando a água ferver, enquanto a batata cozinha, mergulhe o tomate para soltar a pele.
Pique bem pequeninho tomate e bastante alho. Na panela de molho aqueça o azeite, depois coloque o alho, depois tomate, sal, açúcar e pimenta cheirosa. Deixe cozinhando até secar um pouco. Não esqueça o manjericão no final.
Enquanto o molho cozinha amasse as batatas, misture a aveia, sal e pimenta. A massa fica mole e quebradiça (mais com consistência de purê de batata do que de aveia), mas num apoio dá pra fazer umas cobrinhas pra cortar depois.
Coloque as bolinhas na água fervente com sal e quando elas subirem, pesque com uma escumadeira e jogue na panela do molho. Ou então, numa travessa, intercalando com o molho, ou com o molho só em cima.
Dizem que funciona também com mandioquinha no lugar da batata. Nunca experimentei.