INGREDIENTES:
Feijão tipo "carioca"
- Toucinho de barriga
- Linguiça fininha apimentada
- Paio
- Lombinho ou filezinho suíno
- Linguiça calabresa ou outra
- Outras carnes de porco disponíveis
- Ovos
- Couve fatiada bem fina
- Farinha de mandioca
- Cebola, alho, sal, pimenta
MODO DE PREPARAR:
O segredo deste preparo é o ponto do feijão. Ele deve estar cozido, mas ainda firme, "al dente". Por isso, prefiro o feijão carioca que tem como característica não "desmanchar" quando cozido.
Começar colocando o feijão de molho, trocando a água várias vezes. Pelo menos uma ou duas horas. Depois disso, bastam cerca de 10 minutos na panela de pressão, depois que o vapor começar a sair. Escorrer e reservar.
Picar o toucinho em cubos de cerca de 2 cm de lado e fritá-lo em abundante banha de porco. Um truque para não engordurar toda a cozinha, com o risco adicional de queimaduras, é usar a panela de pressão entreaberta e sem a válvula. De tempo em tempo, revirar para que os de baixo não se queimem. Quando estiverem dourados, retirá-los, escorrendo na toalha de papel. Reservar.
O lombinho ou filezinho deve ser assado na panela comum, temperado apenas com sal e pingando água fervente sempre que começar a secar. Deve ficar em ponto de desfiar. Fatiar e reservar.
Fritar o paio, as linguiças e o que mais houver na banha do torresmo, tudo fatiado em rodelas. Reservar. Sobre uma panela grande, refogar a couve. Reservar também.
Na mesma panela grande, fazer um refogado de alho, cebola, gengibre (se desejar) e alguns ovos (como ovos mexidos). Em lugar deles, pode-se também usar ovos cozidos fatiados, ao final. Temperar com sal e pimenta, com atenção, pois os demais ingredientes também já contém sal.
Iniciar a "montagem" adicionando o feijão cozido, as linguiças, paio, torresmo, pimenta. Juntar farinha de mandioca aos poucos, para não secar demais. Juntar também a couve, misturando tudo uniformemente. Ajustar o sal.
Laranja fatiada acompanha bem pratos de feijão.

Nenhum comentário:
Postar um comentário