Demorei muito para fazer meu primeiro pão integral. Na verdade, meu pão de farinha branca fica tão bom que temia trocar o certo por uma mera experiência. Quando resolvi fazer, vi que deveria ter feito assim há muito tempo, como mais uma variação. Vamos a ele.
INGREDIENTES:
- 250g de farinha integral
- 200g de farinha branca
- 50g de maisena
- 50g de açúcar mascavo
- 1 envelope de fermento biológico seco
- 2 ovos
- 200ml de leite
- 90ml de óleo
- 5g de sal
MODO DE PREPARAR:
Ligar o forno baixo por um tempo e depois tornar a desligá-lo. Isso vai ajudar a fermentação a acontecer mais rapidamente, mesmo em dias muito frios.
Misturar o leite e o óleo e deixá-los amornar. Na verdade, eles não se misturam realmente, mas é apenas para economizar tempo e panela. Cuidado para não aquecer demais, ou vai matar o fermento.
Misturar as farinhas, a maisena e o fermento em uma tigela. Acrescentar e incorporar os ovos. Adicionar o óleo com azeite, aos poucos, amassando bem com uma espátula ou colher, até que a massa fique lisa e elástica. cobrir a tigela com um pano limpo e levar ao forno morno.
Depois da primeira fermentação, quando a massa tiver crescido o suficiente, retirar da tigela sobre uma superfície de trabalho e sovar bastante. Só nesse momento é que eu incorporo o sal. Isso também é para não matar o fermento.
Dividir nas formas ou modelar como desejar e voltar ao forno morno para uma segunda fermentação. Quando crescer novamente, retirar do forno, aquecê-lo ao máximo e retornar com o pão, baixando a temperatura para 50% ou 70% da potência máxima. Controlar a assadura pelo aroma e cor.
Ao retirar das formas, colocar para esfriar em uma grade.
Bom proveito.
Nenhum comentário:
Postar um comentário