
Foi uma experiência bem sucedida de descobrir novos acompanhamentos para os vinhos espumantes que pretendemos consumir neste verão. E, qualidades acima de qualquer nostalgia, trata-se de um prato muito barato e de facílima preparação. Além de ser muito saboroso.
INGREDIENTES:
- Cerca de 1,5 kg de couve-flor
- 2 colheres de suco de limão
- 125g de manteiga
- 50 g de farinha de trigo
- 2 copos de leite
- 1/2 copo de creme de leite fresco espesso
- 80g de emmental ralado
- 20g de parmesão ralado
- noz-moscada a gosto
MODO DE PREPARAR:
Dividir os bouquês da couve-flor e mergulhá-los em água fervente salgada. Acrescentar o limão e deixar cozinhar por cerca de vinte minutos. Escorrer e reservar.
Preparar um bechamel com 50g de manteiga, 50g de farinha, 2 copos de leite e uma pitada de noz-moscada. Mexer sem parar, no fogo baixo, por cerca de 15 minutos. No fim, adicionar o creme de leite e ajustar o sal e a pimenta.
Fora do fogo, juntar 60g de emmental que já deveriam estar misturados com metade do parmesão. O produto obtido chama-se MOLHO MORNAY.
Untar um refratário com manteiga, arranjar os bouquês de couve-flor lado a lado, e cobrir tudo com o molho. Salpicar com o restante dos dois queijos e distribuir pequenas bolas de manteiga na superfície. Levar ao forno aquecido a 220°C por cerca de 10 minutos, ou até que a preparação esteja bem gratinada.
Nenhum comentário:
Postar um comentário