domingo, 3 de junho de 2012

Pernil de cordeiro desossado David

Já fizemos tantas receitas de cordeiro aqui em casa, que eu jurava haver ao menos uma postagem a respeito. Como não há e como, mais uma vez, não fotografei o prato, apelo para uma imagem da ovelha sua mãe, a fim de ilustrar uma forma de prepará-lo, entre tantas tão simples e saborosas. Foi a comida que acompanhou os vinhos de hoje.

INGREDIENTES:
  • 1 pernil de cordeiro de cerca de 2 Kg
  • 1 colher de mostarda tipo Dijon
  • 1 maço de salsa
  • 1 maço de cebolinha
  • cenoura, cebola e batata à vontade
  • sal, pimenta e azeite de oliva a gosto.
MODO DE PREPARAR:
Comece limpando o pernil. Retire a película fibrosa que o envolve, bem como todo excesso de gordura. Faça um corte longitudinal pela parte que tem menos carne, e vá contornando o osso com uma pequena faca bem afiada, até abrir o pernil no formato de "borboleta".

Espalhe a mostarda por toda a parte interna da carne. Em seguida, faça uma pasta com as ervas, azeite e temperos, e distribua sobre a mostarda. Enrole e amarre a carne, para que mantenha o formato enquanto assa.

Esfregue um pouco de sal e pimenta sobre o amarrado, regue com um fio de azeite e coloque para assar com o forno na menor temperatura possível, por cerca de duas horas, coberto de papel aluminizado. Se possível, coloque uma grelha na assadeira, para afastar a carne dos sucos que escorrerão.

Enquanto assa, cozinhe os legumes no vapor e reserve. Ao final de duas ou três horas de assamento, retire a carne do forno, descarte os barbantes da amarração, retire a grelha, adicione os legumes à forma e volte com tudo para o forno, sem cobrir, elevando a temperatura para o máximo, a fim de dourar o assado e impregnar os legumes de sabor. Quize minutos são suficientes, o que significa que toda a preparação pode ser feita antes de os convidados chegarem, deixando apenas esta última etapa para quando for a hora de servir.

Arroz branco é só do que se precisa para completar. Serve bem seis a oito pessoas. Um bom petite syrah é o acompanhamento alcoólico ideal. Mazal tov!


2 comentários:

  1. Fazia tempo que não visitava o seu blog, tinha perdido a trilha...

    Este cordeiro parece ter ficado muito bom e a ausência de foto dá azo à imaginação, hehehe.

    O que aconteceu com o blog adegazinha?

    Um abraço,
    consigliereduvino.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Opa Sérgio!
    Mas que coisa essa apoderação comercial das resenhas... todavia, vendo o copo "meio cheio" pode-se entender que isso foi feito devido à alta qualidade das avaliações que vocês fazem/faziam.

    Falando em pretensioso... no meu caso, o blog também serve como um "bloco de anotações".
    Ficar passando receitas ou arquivando detalhes de vinhos em arquivos não é tão interessante quanto compartilhá-los, por isso resolvi fazer o blog em 2009. Não gosto de divulgá-lo, enfim.

    Por conta disso penso que vocês fecharem o blog somente para anotações deve ter sido uma decisão peculiar de ser tomada.

    Como vocês são de Floripa, pelo que recordo, pergunto algumas coisas:

    1) o que tem sido provado por vocês? Quais os babados, as pechinchas?
    2) já visitaram a Grand Cru que abriu no lugar da Expand?
    3) e a essen imperial de São José?
    4) compraram alguma coisa no bota fora world wine ou na promoção de dólar a 1,49 na mistral?
    5) e do exterior, o que vocês tem trazido?
    6) e os eventos, quais tem frequentado?

    Acho que me empolguei, encerro por aqui.
    Abraço.

    ResponderExcluir