- 100 g de pimentas Jalapeño
- 1 grande cebola
- 5 grandes dentes de alho
- 200 ml de azeite extra-virgem
- 100 ml de vinagre balsâmico
- 1 colher (sobremesa) de sal
segunda-feira, 31 de dezembro de 2012
Molho David de Pimenta Jalapeño
segunda-feira, 24 de dezembro de 2012
Bisnaguinhas de queijo David
INGREDIENTES:
- ½ kg de farinha de trigo
- 1 envelope de fermento biológico seco
- 60 g de açúcar
- 250 ml de leite morno
- 100 ml de óleo
- 10 g de sal
- 1 ovo
- 60 g de queijo ralado.
MODO DE PREPARAR:
Dividir em 8 bolinhas e abrir pequenos discos com o rolo de pastel. Enrolar as bisnagas no formato de charutos, fazer cortes longitudinais em sua superfície, arrumar na assadeira e pincelar com gema de ovo. Deixar crescer novamente.
Depois de seu tamanho ter dobrado mais uma vez, levar a assar em temperatura baixa, controlando o assamento pelo aroma e cor, elevando a temperatura nos minutos finais.
Pode-se rechear, na fase de discos, com presunto, queijo, etc. Eu não fiz isso.
Com azeite Frantoio Montecchia fresquinho, é uma dádiva!
sexta-feira, 14 de dezembro de 2012
Azeite Frantoio Montecchia safra 2012
Bom apetite pra nós, né não?
quinta-feira, 25 de outubro de 2012
Pão de sal David
INGREDIENTES:
- 500 g de farinha de trigo comum
- 300 ml de água gelada
- 10 g de sal
- 1 envelope de fermento biológico seco
MODO DE PREPARAR:
Antes de começar, convém colocar o telefone no viva-voz e deixar ao lado um daqueles lápis com borracha em uma das pontas para atender. Quando se está só e com as mãos sujas, o telefone toca, inevitavelmente, e será algo importante, como o cara que ficou de vir consertar o portão, por exemplo.
Começando, medir cuidadosamente os ingredientes e misturá-los bem. Sobre uma superfície de trabalho como a pedra da pia, amassar e sovar a mistura até que todos os ingredientes estejam perfeitamente incorporados e a massa macia e lisa. Cobrir com um pano limpo e guardar em local protegido por vinte minutos.
Após o descanso, voltar com a massa para a superfície de trabalho e sovar novamente, por cerca de cinco minutos, usando a palma das mãos para incorporar bastante oxigênio. Deixar descansar por mais vinte minutos e repetir a sequência por três ou quatro vezes. A cada etapa a massa ficará mais leve e flexível. Em dado momento será necessário o auxílio de uma espátula para desgrudá-la da pedra, ocasião em que polvilhar a pedra com mais farinha também será útil.
Finalmente, deixar a massa crescer até mais ou menos dobrar de volume. É hora de dividir em quantas partes se desejar, dar-lhes o formato predileto e fazer cortes em sua superfície com uma lâmina bem afiada. É por esses cortes que o vapor sairá, deixando bordinhas crocantes.
Levar ao forno (180 a 200 graus ) com uma pequena vasilha de água em um dos cantos e controlar o assamento pela cor. Cerca de trinta minutos a quarenta deverão ser tempo suficiente, dependendo do forno, claro.
sexta-feira, 19 de outubro de 2012
Pão de batatas David
- 500 g de batatas (pesar cruas e com casca)
- 500 g de farinha de trigo
- 100 g de açúcar
- 100 g de manteiga
- 1 envelope de fermento seco (10 g)
- 2 ovos
- 1 pitada de sal
- 1 ovo para pincelar
quinta-feira, 23 de agosto de 2012
Pão caseiro David (Ex Pão da Lia)
- 500 g de farinha de trigo
- 1 envelope (10 g) de fermento biológico seco
- 225 ml de leite morno
- 90 ml de óleo
- 2 colheres (sopa) rasas de açúcar
- 1/2 colher (sobremesa) de sal
- 2 ovos
- 1 litro de leite
- 1 pote de iogurte sem sabor
MODO DE PREPARAR:
- Claro que, quem puder utilizar leite cru, ou seja, não industrializado, terá vantagens. Quem for definitivamente urbano, como eu, pode usar leite de caixinha, sem susto.
- O iogurte só será necessário para a primeira receita. Da segunda repetição em diante, o mais interessante é usar um pouco da própria coalhada feita anteriormente. Mas isso, se sobrar, claro.
domingo, 3 de junho de 2012
Pernil de cordeiro desossado David
- 1 pernil de cordeiro de cerca de 2 Kg
- 1 colher de mostarda tipo Dijon
- 1 maço de salsa
- 1 maço de cebolinha
- cenoura, cebola e batata à vontade
- sal, pimenta e azeite de oliva a gosto.
Arroz branco é só do que se precisa para completar. Serve bem seis a oito pessoas. Um bom petite syrah é o acompanhamento alcoólico ideal. Mazal tov!
domingo, 27 de maio de 2012
Braço de David
INGREDIENTES DA MASSA:
- 500 g de farinha de trigo
- 10 g de fermento biológico seco (1 envelope)
- 1 colher (sopa) de leite em pó (20 g)
- 1 ovo
- 250 ml de água
- 100 ml de azeite
- 1 colher (chá) de açúcar (5 g)
- 1 colher (sobremesa) de sal (10 g)
MODO DE PREPARAR A MASSA:
Misturar o fermento na metade da farinha. Juntar o açúcar, o ovo, o leite em pó e a maior parte da água. Misturar bem, formando uma massa mole, a "esponja". Deixar descansar por cerca de 20 minutos, a fim de ativar o fermento.
Depois desse tempo, juntar o azeite, o restante da farinha, o restante da água e sovar bem, até desprender das mãos. Por último, juntar o sal, sovar mais um pouco para incorporá-lo, cobrir com um pano e deixar crescer em lugar protegido.
Em seguida, cortar em dois ou três pedaços, dependendo de quanto cresceu, e abrir com o rolo de pastel, no formato mais retangular que se conseguir.
RECHEIO:
A parte do recheio é a mais livre. Para o de ontem eu usei presunto cozido (8 fatias), requeijão mineiro de corte (cerca de 100 g) e parmesão ralado (cerca de 50 g). Ficará bom também com outros queijos e outros embutidos, como peito de peru, de chester, presunto cru, etc.
MODO DE PREPARAR O "BRAÇO":
Com a massa aberta sobre a superfície de trabalho, "forrar" com os queijos, em seguida, com o presunto, até um pouco antes da borda superior, dando espaço para o fechamento.
Enrolar como um rocambole, apertando as laterais para o recheio não escapar. Colocar em uma assadeira e pintar com gema batida. Salpicar com gergelim (usei o torrado) e levar para assar em forno pré aquecido, controlando o assamento pela cor e cheiro.
Na hora de servir eu abuso do azeite de oliva extra virgem, mas há quem não goste de azeite (vá entender). Um vinho não agressivo, entretanto, completa o lanche maravilhosamente.
Bom apetite!
domingo, 8 de abril de 2012
Bolinho de salmão David
Uma variação para o conhecido "bolinho de bacalhau", cujo cheiro, francamente, nunca me seduziu. Foi uma "invenção" também para que eu aproveitasse um pedaço de salmão que seria muito pequeno para uma refeição para, no mínimo, duas pessoas. Sua simplicidade é quase franciscana, mas devo dizer que foi um sucesso, pois foi difícil conseguir separar umas poucas unidades a fim de fotografar. Vamos a ele.
INGREDIENTES
- 300 g de salmão
- 1 kg de batatas
- 1 ovo (inteiro)
- 1 colher (sopa) de amido de milho
- salsa, sal e pimenta a gosto.
MODO DE PREPARAR
Cortar um pedaço de papel de alumínio e aí colocar o salmão, com a pele para baixo. Temperar com pouco sal, gotas de limão ou vinagre balsâmico e um fio de azeite. Fechar como uma trouxinha e levar a assar por dez a quinze minutos. Assim que começar a desprender aroma, retirar do forno, abrir o pacote e retirar a carne do peixe, cuja pele ficará convenientemente grudada no alumínio. Desfiar.
Cozinhar e espremer as batatas, juntar ao peixe e misturar com as mãos ou com um garfo. Acrescentar o ovo, o amido de milho, bastante salsa e temperar à vontade com sal e pimenta.
Fazer os bolinhos usando duas colheres ou, se preferir, nas mãos mesmo, não se esquecendo de untá-las, nesse último caso. Verificar a densidade da massa e acrescentar mais amido de milho se ela estiver um tanto mole e difícil de moldar. Fritar por imersão em gordura muito quente e servir imediatamente. Um vinho rosé de carménère foi perfeito como acompanhamento.