segunda-feira, 6 de setembro de 2010

Rosbife David


Rosbife (do inglês 'roast beef') é uma das preparações mais deliciosas que se pode fazer com o filet mignon. E das mais fáceis também, razão primordial para aparecer aqui.

INGREDIENTES

  • Mais ou menos 1 kg de filé mignon (sua parte central);
  • fatias finas de bacon;
  • um vidro de champignon;
  • uma caixinha de creme de leite;
  • azeite de oliva;
  • um copo de vinho branco;
  • sal e pimenta;
  • barbante comum.


MODO DE PREPARAR

Nada impede de se usar o filé inteiro. Como havia poucas pessoas para o almoço, dei-me o luxo de usar só a parte central e mais cilíndrica da peça de carne. Comece amarrando-a, a fim de manter seu formato durante a preparação, e segurar as fatias de bacon sobre ela. Em seguida, tempere-a com azeite, sal e pimenta a gosto, deixando descansar um pouco, para de pegar o gosto

Sobre azeite de boa qualidade, frite a peça de todos os lados, selando-a uniformemente. Em seguida, leve-a ao forno alto por cerca de quinze minutos. O ideal é usar a própria frigideira, desde que seu cabo não seja do tipo que se queime ou derreta, mas pode-se usar uma assadeira, sem grandes dramas.

Depois de retirar do forno, deixe a carne descansar um pouco sobre a tábua de corte, enquanto prepara o molho. Para tal, é necessário 'deglaçar' a frigideira (ou assadeira) com o vinho. Deixe reduzir um pouco e acerte o tempero. Acrescente o champignon fatiado e o creme de leite, deixando levantar fervura antes de desligar o fogo.

Retire e descarte o barbante e o bacon. Fatie a carne o mais finamente possível e regue com o molho. O miolo deverá ainda estar vermelho. Sirva acompanhando legumes cozidos no vapor ou batatas ao murro. É de comer ajoelhado na tampinha de cerveja.

UPDATE



Hoje, 12/9/2010, repeti a receita com meu grupo de apreciadores de vinho e determinamos que o vinho ideal para acompanhar esta carne é o TARAPACÁ GRAN RESERVA CABERNET SAUVIGNON. E estamos conversados. Veja a resenha aqui no Adegazinha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário