domingo, 12 de setembro de 2010

Banana caramelada David

Esta é uma das sobremesas mais fáceis do planeta, e uma das que mais ibope dão. Sua 'mágica', acredito eu, está na simplicidade da preparação. Claro que há algumas 'preliminares" na minha receita, mas nada que não se possa contornar. Por exemplo, o fato de cultivar suas próprias bananas no quintal. Claro que se pode comprar a banana no supermercado, com o mesmo resultado final. Entretanto, se você tem uma touceira de bananas no quintal, colheu alguns cachos, distribuiu pela vizinhança, pelos amigos, parentes, até deu aos pedreiros do vizinho e aos vigias da escola em frente, e nem assim conseguiu esgotar seu estoque, um bom destino para elas é esta sobremesa deliciosa. Vamos a ela, portanto.

INGREDIENTES

  • 6 a 8 bananas caturras maduras;
  • 1 xícara de açúcar;
  • 2 colheres de açúcar mascavo;
  • 1 colher de café de canela em pó;
  • 1 taça de vinho branco.

MODO DE PREPARAR

Faça uma calda de caramelo: em uma frigideira quente, coloque os dois tipos de açúcar. O mascavo é apenas para dar uma cor bonita. Deixe o fogo agir por algum tempo, até que a borda do açúcar comece a ferver. Quanto mais deixar 'queimar', mais escura a calda ficará, mas também mais amarga. Esse ponto é peculiar a cada um.

Em seguida, despeje o vinho branco e deixe 'deglaçar', sem mexer. O problema de mexer a calda de caramelo é que ela ficará turva. Deixando ferver sem mexer, ela ficará cristalina. Colocar vinho branco em lugar de água é apenas uma alternativa para cortar um pouco a sensação de doçura, contribuindo também com um gostinho de uva no fundo.

Quando a calda estiver pronta, despeje sobre ela as bananas cortadas em rodelas e a canela, e deixe levantar fervura novamente. É apenas o tempo de começar a espumar. Pronto, desligue o fogo e sirva as porções individuais. Sobre cada taça ou cumbuca, coloque uma bola de sorvete de creme ou passas ao rum, e regue com um fio de vinho de sobremesa tipo Bacalhoa.

É só correr para o abraço.

Nenhum comentário:

Postar um comentário