segunda-feira, 19 de abril de 2010

Queijo da Canastra curado no azeite de oliva

Eu nem ia fazer este post, pois a tônica do David são as receitas simples, fáceis e, se possível, baratas. E, na verdade, esta preparação é difícil, não pela complexidade da elaboração, mas pela raridade de seu principal ingrediente, o queijo da Canastra.

Por outro lado, o processo é tão ridiculamente simples, que resolvi descrevê-lo, pois quem se interessar pode fazer as adaptações necessárias. Vamos lá, portanto.

INGREDIENTES

  • 1 queijo da Canastra ou do Serro
  • 1 litro de azeite de oliva extra-virgem e de baixa acidez
  • pimenta calabresa a gosto
  • orégano a gosto

MODO DE PREPARAR

Lave e seque muito bem um queijo de bom tamanho e altura. Coloque-o em um recipiente fundo e cubra-o completamente com azeite de oliva. Adicione a pimenta calabresa e guarde em local protegido e escuro por, no mínimo, um mês. Vire o queijo algumas vezes nesse período, verificando que nenhuma parte dele fique de fora do azeite.

A partir de 8 ou 10 dias, a gordura do queijo começará a sair, sendo substituída pelo azeite. Deve-se retirá-la, sempre que possível.

Havendo paciência de deixar a preparação em repouso por mais de um mês, pode-se deixá-la. Aliás, deve-se. Quanto mais tempo durar a cura, melhor o resultado.

Antes de cortar e servir o queijo, drene-o totalmente e coe o azeite, que poderá ser reutilizado. Salpique mais pimenta calabresa e orégano sobre o queijo e sirva junto com o azeite, que estará com o aroma do queijo. Um bom Merlot ou Carménère e pão francês fresquinho são os acompanhamentos ideais.

A grande dificuldade de tudo isso é conseguir um bom queijo, caso não se esteja em Minas Gerais. Mesmo lá, não anda sendo fácil encontrar um queijo que cure. Para tanto, ele não pode ter ido à geladeira, não pode ter sido acondicionado em saco plástico e deve ter sido elaborado com leite cru. O contrário de tudo o que a Vigilância Sanitária vem exigindo, talvez numa tentativa de acabar com uma deliciosa "marca registrada" mineira.

3 comentários:

  1. Olá minha gente!
    Adorei a receita e vou fazê-la, com certeza!
    Quanto à dificuldade acerca do queijo, não terei esse problema... uma vez que sou da terrinha, uai!
    Precisando de queijo é só falar comigo!
    Bjos a todos, especial ao Sérgio Gouveia!

    ResponderExcluir
  2. Achei bem interessante. Vou tentar fazer com o queijo colonial gaúcho. Espero que dê certo!!!

    ResponderExcluir
  3. Felizmente sou mineiro e moro em BH, é quase impossível sobrevive sem queijo canastra. Recomendo usar o queijo meia cura.

    ResponderExcluir