sexta-feira, 12 de julho de 2024

Moussaka David

No último final de semana eu fui o encarregado de fazer o rango para o nosso grupo familiar. Geralmente somos ao redor de dez pessoas mas, excepcionalmente no domingo, o quorum estava muito baixo. Como eu já havia adquirido todos os ingredientes para atender o quorum completo, tive que me adaptar e fazer apenas meia receita. Ainda assim, sobrou comida. O que não quer dizer que estava ruim. Pelo contrário. Tanto que resolvi postar a receita para consultas futuras. Vamos lá:

INGREDIENTES:

. 2 berinjelas fatiadas e assadas
. 4 batatas cozidas e fatiadas
. 800g de carne moída
. 1 litro de molho mournay
. bastante queijo ralado
. sal e condimentos a gosto

MODO DE PREPARAR – MOLHO MOURNAY:

(É só um béchamel com gema e queijos).
Derreter 2 colheres de manteiga e fritar 2 colheres de farinha de trigo, mexendo constante e vigorosamente, para não dar grumos Acrescentar, aos poucos, sempre mexendo, 1 litro de leite adicionar a gema, os queijos preferidos, acertar o sal e ralar um pouco de noz-moscada por cima.

A BERINJELA:

Fatiar, colocar em uma peneira e adicionar sal. Deixar desidratar por cerca de 1 hora. Dispor em um tabuleiro, regar com bastante azeite e assar por 30 ou 40 minutos.

A BATATA:

Cozinhar em água com sal até ficar "al dente". Fatiar.

A CARNE:

Refogar como usual, temperando com alho, cebola, sal, pimenta e canela ou pimenta síria.

MONTANDO:

Regar com azeite uma forma ou tabuleiro fundo, forrando bem com as batatas. Alternar camadas de carne e berinjela, cobrir com o molho mournay, parmesão ralado e mozarela.

Levar ao forno quente para gratinar.

segunda-feira, 18 de março de 2024

Molho de salada David

Este molho é simples, fácil, rápido e delicioso. A única dificuldade talvez seja ter o mel sempre disponível, mas não é realmente difícil.

Quando fazemos os almoços familiares, sempre sou requisitado a fazer este molho e ele sempre dá muito "ibope". E ter uns frascos bem charmosos para servir, melhora até o sabor. Mas não tendo, um vidrinho de leite de coco serve perfeitamente. Vejamos a receita:

INGREDIENTES:

. 1 colher (sopa) de mostarda Dijon
. 1 colher (sopa) de mel
. 4 colheres (sopa) de azeite de oliva
. 1 colher (sopa) de vinagre balsâmico
. 4 colheres (sopa) de vinho branco seco
. 1 dente de alho picado
. 2 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado
. sal e pimenta a gosto

MODO DE PREPARAR:

Misturar todos os ingredientes já no frasco e agitar vigorosamente, a fim de misturar bem todos os ingredientes antes de usar. Aplicar especialmente sobre salada de folhas.

domingo, 25 de fevereiro de 2024

Nhoque de ricota David

Nunca havia feito nhoque. Na verdade, nem é um de meus pratos prediletos. Entretanto, fui meio que "intimado" a fazer, para demonstrar o uso do petinne, que utilizo pra fazer garganelli (veja a foto dele ao final da postagem). Acontece que, como seria estreia, resolvi fazer uma preparação diferente do que a família sempre faz. Daí que, em lugar da conhecida versão com batatas, resolvi fazer esta, de ricota. O molho foi de carne com tomate.

INGREDIENTES DOS NHOQUES:

400g de ricota bem seca
150g de parmesão ralado fino
100g de farinha de trigo (aproximadamente)
1 ovo
um fio de azeite
sal a gosto
mais parmesão para finalizar
mozarela para finalizar.

INGREDIENTES DO MOLHO:

500g de patinho bem limpo
1 sachet de extrato de tomate
1/2 vidro de passata
alho, cebola, gengibre e bacon a gosto, para refogar
azeite
manjericão para perfumar
sal e pimenta do reino a gosto.

MODO DE PREPARAR DO MOLHO:

Picar a carne em cubinhos pequenos. Picar a cebola, o alho, o gengibre e o bacon bem miudinho. Refogar tudo na panela de pressão, começando com o azeite e o bacon, e terminando com a carne. Juntar o extrato de tomate, a passata e manjericão, temperar e fechar a panela.
10 minutos depois de levantar pressão são suficientes. Desligar o fogo e preparar os nhoques.

MODO DE PREPARAR OS NHOQUES:

Misturar em uma tigela a ricota, o parmesão e o ovo. Temperar. Adicionar, aos poucos, a farinha de trigo, amassando delicadamente para formar uma massa lisa e homogênea. A farinha deve ser adicionada aos poucos para se ter controle do ponto da massa, que não deve ficar muito mole, mas cuidando para o gosto da farinha não sobressair. O ponto adequado é quando, ao fazer as bolinhas de massa, elas não grudem nas mãos.
Fazer bolinhas do tamanho aproximado de uma bolinha de pingue-pongue, achatá-las e dispor sobre uma superfície enfarinhada, não exagerando, mais uma vez, na farinha. Aliás, o mais adequado e seguro seria usar sêmola para isso.

MONTAGEM DO PRATO:

Forrar, com parte do molho, o fundo de um refratário ou outra forma que possa ir ao forno e à mesa. Sobre este fundo, dispor os nhoques lado a lado, sem sobrepor. Cobrir com o restante do molho e salpicar com parmesão, mozarela e folhinhas de manjericão.
Levar a assar em forno preaquecido a 200 graus por cerca de 30 minutos, ou até que o molho borbulhe e os queijos derretam. Servir em seguida.

Este é o petinne de que falei antes e que nem usei neste preparo: