Tá! Isso náo é novidade. Todo mundo tem uma receita de 'carne fria', ou 'carne de geladeira'. Só que nossa proposta aqui no "David" é, exatamente, anotar essas receitinhas simples, manjadas, a fim de ter tudo à mão para quando alguém precisar. A carne mais frequentemente utilizada é o tatu (lagarto, em Minas Gerais), por causa do formato, mas eu já utilizei também alcatra e patinho com resultados muito bons. Vamos lá!
INGREDIENTES
- Uma peça de tatu (lagarto) de bom tamanho. Cerca de 2 kg é uma boa medida;
- 2 colheres de sal;
- pimenta;
- cebola;
- alho;
- azeitonas;
- tomate;
- pimentões coloridos;
- vinagre de arroz;
- vinagre balsâmico;
- azeite de oliva.
MODO DE PREPARAR
Coloque a carne para cozinhar na panela de pressão com o sal, vinagre de arroz e um pouco de água. Cerca de meia hora após o vapor começar a apitar, desligue o fogo e deixe esfriar. O melhor é cozinhar à noite e terminar o preparo na manhã seguinte.
Separe cerca de uma xícara do líquido de cozimento, acrescente pimenta, vinagre balsâmico e azeite em um molho ralo. Cuidado com o sal.
Fatie a carne da maneira mais fina que se conseguir. Faça o mesmo com a cebola, o tomate, o alho, o pimentão e a azeitona.
Em uma vasilha funda, de preferência com tampa hermética, coloque uma camada da carne, outra dos vegetais e uma colher do molho. Repita a operação até que tudo esteja terminado. Regue com o restante do molho, se houver, e com mais um generoso fio de azeite. Cubra e leve à geladeira por mais algum tempo. Quanto mais tempo, melhor.
É ótimo para recheio de sanduíche, e até mesmo para uma refeição ligeira, com poucos acompanhamentos.