domingo, 10 de abril de 2011

"Molho" Mediterrâneo David



Todos sabem que a comida, para nosso grupinho, é só um motivo para tomar vinho, não é? Ontem à noite não foi diferente. Eu e Finotti decidimos que tentaríamos redimir a Pinot Noir Luigi Bosca que eu ainda tinha, e imaginamos que com carne de porco, talvez ela se revelasse. Por via das dúvidas, ele trouxe também uma garrafa de Syrah De Martino Legado, pois não vale a pena arriscar. Enquanto esperávamos o restante dos convivas, "matamos" também uma garrafa de Vinho Verde que ele trouxe e sempre alegra os corações.

Imaginamos também a adaptação de uma receita de peixe que vimos sendo acompanhado por uma espécie de refogado que, à falta de nome melhor e em razão da sua função, batizamos de "molho". Será molho, portanto. No lugar do peixe, a carne de porco que queríamos testar com os vinhos.

A carne não tem mistério. Cortei bifes de lombinho e fritei na chapa super quente, temperando apenas com gotas de molho inglês, sal e pimenta do reino. Básico.

O purê de batatas que acompanhou, também é o meu básico: Uma porção de batatas, meia porção de batatas doces e um dente de alho. Cozinha-se na panela de pressão por 10 minutos, passa-se para o processador, junta-se manteiga, azeite de oliva, uma colher de parmesão ralado e, depois de batido até o ponto de purê, mistura-se salsa e cebolinha com uma espátula.

Quem deu um banho e mereceu esta postagem para não ser esquecido foi o tal molho de que tanto estou falando. Vamos a ele, portanto.

INGREDIENTES:
  • 1 bandeja de tomates-cereja (500g)
  • 1 vidro de champignon
  • 1 vidro de alcaparras
  • 1 vidro de azeitonas pretas
  • 2 cebolas de bom tamanho
  • 3 dentes de alho picadinhos
  • folhinhas de manjericão fresco
  • 100 ml de azeite de oliva de primeira extração
  • salsa, cebolinha, sal e pimenta a gosto
MODO DE PREPARAR:

Lave muito bem os tomatinhos, corte-os pela metade no sentido do comprimento e reserve. Fatie o champignon e dessalgue as alcaparras. Pique o alho e meia cebola bem miudinho. Corte o restante da cebola em "pétalas". Reserve.

Numa frigideira funda, aqueça um pouco de azeite e frite rapidamente o alho e a cebola picadinhos, apenas para liberar os aromas e cuidando para não torrar. Junte a cebola em pétalas, o champignon, as alcaparras, o restante do azeite, os tomatinhos, e refogue por alguns instantes, com cuidado para não desmanchar os tomates. Acerte o sal e a pimenta, desligue o fogo, adicione as azeitonas, o manjericão e as demais ervas. Abafe até a hora de servir.

Como disse, a carne não foi unanimidade. O purê, não passa de batata. Mas o ibope que deu o molho...

Sobre a Pinot Noir, ainda não foi com a carne de porco que ela se revelou. Entretanto, estava muito gostosa e agradou quando tomada "solo". Mudei de opinião para melhor, mas ainda não a elegi como minha uva predileta. Já a Syrah, comportou-se bem melhor mas, como disse, a noite não estava para a carne.

Não tivemos oportunidade de provar o Tarapacá Sauvignon Blanc Gran Reserva trazido pela Amábile e Luiz Márcio, pois já estávamos nos tintos quando eles chegaram. Além disso, carecia de resenha. Mas o vinho promete. Encerramos a noite com um Merlot De Martino Legado, que nunca estamos para brincadeira nessas coisas. Na verdade, a noite só se encerrou mesmo quando a Vera botou na roda uma caixa de Ferrero Rocher que "banhamos" com um cálice de Bacalhôa. Pena que a Helena estava meio gripada e ficou só no suquinho. Dias melhores virão!

Update: 18/02/2012


Mais uma repetição do "Molho Mediterrâneo", desta vez, usando-o como molho mesmo, acompanhando Farfalle (pode ser outra massa, de preferência, curta). Foi perfeito, e acredito ser esta a sua vocação primordial. Apenas acrescentei 100 gramas de presunto cru fatiado e cortado em tirinhas finas, e 100 gramas de cogumelos shiitake. O restante dos ingredientes e o modo de preparo continuam os mesmos. O uso de uma wok facilita o trabalho de fritura rápida.

A lista de ingredientes fica, portanto, assim:

INGREDIENTES:

  • 1 bandeja de tomates-cereja (350 a 500g)
  • 1 vidro de champignon
  • 1 vidro de alcaparras
  • 1 vidro de azeitonas pretas
  • 2 cebolas de bom tamanho
  • 3 dentes de alho picadinhos
  • folhinhas de manjericão fresco
  • 100 ml de azeite de oliva de primeira extração
  • salsa, cebolinha, sal e pimenta a gosto
  • 100g de presunto cru fatiado
  • 100g de cogumelos shiitake reidratados e fatiados






3 comentários:

  1. Manhã de domingo com duas receitas novas só significa uma coisa: o sábado foi produtivo e estamos mais gordos, mais bêbados e mais felizes, por sinal. hahaha!

    O "molho" eu chamaria de "salada quente". Fiquei querendo experimentar com uma massa, deve combinar muito (bom, nesse caso eu chamaria de molho). De proteína podia ir um pouco de queijo branco em cubinhos, daquele que não derrete, colocado mais pro final. Ou anchovinhas, quem sabe.

    ResponderExcluir
  2. Tem razão. Com uma massa larga ficaria "o bicho". A proteína vai depender do vinho escolhido.
    Rarará.

    ResponderExcluir
  3. Oi meninos!!!
    Olha, a gente costumava fazer esse "molho" no Senac e servíamos por cima de um bom filé de salmão grelhado... ficava os "bichos"!
    Agora, já fiz tb com massa e fica tão bom quanto!!!
    Beijosss

    ResponderExcluir